quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Quércia - Vereador / Deputado Estadual / Prefeito

Orestes Quércia iniciou sua carreira política ao ser eleito vereador em campinas pelo Partido Libertador em 1962. Em 1966, com 28 anos, é eleito deputado Estadual pelo MDB. Na mesma eleição, na bancada federal do partido, elege-se por São Paulo, Ulysses Guimarães. A atuação de Quércia na Assembléia foi bastante ativa. Fez denúncias e protestos, trabaklhou na defesa da anistia, da liberdade sindical e pelo fim dos decreto-leis.

Em 1968, Quércia elegeu-se prefeito da cidade de Campinas. Em sua gestão, desenvolveu trabalhos através do planejamento coordenado com a Universidade Estadual de Campinas. Entre suas obras, destacam-se a implantação do plano viário da cidade, construção de hospitais e prontos socorros, centros de convivência cultural e de mais de 10.000 casas populares, possibilitando a erradicação total das favelas.

Nos primeiros meses de 1979, aproveitando-se do clima formado em torno da discussão a respeito da anistia aos exilados políticos e do próximo retorno ao país de muitos líderes que se encontravam no exterior, os chefes militares estimularam a discussão a respeito da necessidade de dissolver o MDB. A estratégia era a de estimulaer a formação de vários partidos capazes de abrigar os vários líderes oposicionistas, numa clara tentativa de fragilizar a força crescente do Movimento Democrático Brasileiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário