quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Dicas de Marc Fortuna aos Candidatos

No decorrer de suas atividades enquanto estava na presidência da Representação Intermunicipal Litoral Sul e Vale do Ribeira da Fundação Ulysses Guimarães / SP (FUG-LSVR), Marc Fortuna e sua equipe investiu muito da divulgação e realização dos cursos EAD de Formação Política nas cidades de sua região. Com o intuito de aprimorar o material didático e conteúdo programático das aulas EAD, a representação LSVR preparou material adicional para os cursos de Formação Política e Preparatório para C andidatos. Já colocamos em edições passadas grande parte desse material e agora publicamos mais algumas dicas aos que pleiteiam cargos eletivos. Vejamos:

*****

Seja uma pessoa organizada e faça com que todos em sua equipe desenvolvam as suas funções com a precisão de um relógio suiço. O eleitor tem a percepção exata da desorganização ou da organização que está vendo.

O jingle do candidato deve ser difundido insistentemente, de maneira a tornar-se um "hit" durante a campanha. A insistência e uma boa música podem fazer o jingle cair no gosto popular. Insista exaustivamente na repetição do número do candidato nas músicas e nos jingles.

Em seus discursos, lembre-se sempre de utilizar um texto simples e objetivo, que alcance ouvintes de todas as classes sociais.

De acordo com as estatísticas, a renovação política nas Casas Legislativas não ultrapassa, em média, os 30% em cada eleição. Normalmente, 70% dos políticos com mandatos reelegem-se, pela manutenção das bases eleitorais. Mas lembre-se de que esta será uma eleição atípica, a primeira em que o instrumento virtual (a Internet) será usado de forma nunca antes usado. Saber utilizar esse instrumento (ou ter em sua equipe quem o saiba) será essencial para as eleições de 2010. mas não basta ser um webdesigner... tem que ser um formador de opinião que tenha também o domínio do instrumento virtual.

O que prevalece nas eleições proporcionais é a exposição do nome do candidato na mídia e o seu trabalho. Os afagos e "tapinhas nas costas" não lhe garantem o mandato.

Se representar alguma entidade de classe, prepare-se para a árdua tarefa do convencimento. Envie cartas, emails, participe ativamente ads discussões políticas de seu sindicato, junte-se a outras entidades e levante uma bandeira de luta que lhe sirva de plataforma.

Muitos dos eleitores, na hora de votar, ainda estão indecisos quanto ao proporcional. Por isso é fundamental o trabalho na reta final da campanha. Junte-se ao seu candidato majoritário e não perca suas carreatas, seus comícios e suas passeatas.

A forma mais barata de fazer campanha é distribuir panfletos, santinhos, mensagens, realizar encontros em comunidade de base e enviar cartas personalizadas aos amigos. Lembre-se da Internet, um forte meio de divulgação entre os formadores de opinião pública. Mantenha um site de sua candidatura com informações e propostas e utilize bastante as redes sociais como o twitter, myspace, orkut, facebook, Rede Unidos por São paulo etc.

procure fazer um jingle fácil, de preferência com a repetição insistente do seu número no refrão da música. Tenha cuidado ao utilizar o carro de som. Respeite os locais em que não são permitidos (próximo a escolas, cemitérios, órgãos públicos etc) e não exagere no volume: decibéis a mais, votos a menos.

Ganhar uma eleição para deputado sem ter dinheiro e base eleitoral é uma loteria. Mas com um bom trabalho, uma incansavel divulgação e o apoio das pessoas certas, você pode ser o ganhador dessa loteria.

É muito importante que você conheça todos aspectos da função a qual está disputando. Conhecer a legislação brasileira, a legislação eleitoral e principalmente cuidar de sua formação política é muito importante. O despreparo político e intelectual e a incapacidade de legislar de muitos parlamentares têm sido responsáveis pela permanente decadência da credibilidade que o cidadão comum tem com relação ao tema "política".

Nenhum comentário:

Postar um comentário