quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Poesia: Pare o Mundo! Eu tenho fome !

Onde está a canção?
Onde está a poesia?
Onde está o amor?
Onde está a alegria?
A canção acabou
Poesia morreu
O amor já passou
Alegria perdeu.

Pare o mundo!
Está tudo errado
Caímos no fundo
De um poço apagado.

A história acabou
O povo caiu
A lua chorou
O sol já sumiu.
O escuro sorri
O sistema venceu
O homem que fala
Também se vendeu.

Pare o mundo!
O mundo parou
Tal qual vagabundo
Que o mundo deixou
Tenho fome no mundo
Com fome estou.

O vidro quebrou
A estrela não vai brilhar
Cansado estou
Tenho fome de amar.
Aquele que riu
Talvez escondeu
Um pseudo-sorriso
Tenho fome de amigo
Minha fome cresceu.

Quem sabe se o ator
Caísse no palco um dia
Sentiria a dor
De ter fome de alegria.
O menino chorou
A barriga é vazia
A comida acabou
Ela acaba todo dia
Tenho fome de pão
Fome de arroz e feijão.

O livro eu li
A história escutei
O licor eu bebi
E o copo quebrei
Tenho sede de água
Tenho fome
Tenho mágoa.

O espaço é vazio
A tristeza consome
Esse é o nosso Brasil
O Brasil que tem fome.
Mate a fome do igual
Não te tornes tão mau
Tenha amor em teu coração
Lembre-se de que a fome
É muito grande
Vai além do arroz e feijão
Teu irmão precisa de amor
Carinho e compreensão.

Volta Benjamim
Mostra o teu espaço
Ajuda-me a decorar
Esse meu fracasso.

Grite Chaplin
Teu discurso nos consome
Somos um povo com fome.

Drummond
Compartilhe nosso espanto
Eis as impurezas do branco.

Velô
Como iremos caetanear
Se a fome há de nos matar?

Milton
Nos bailes da vida
O povo está sem comida.

Quintana
Fizestes a revelação
Temos fome no coração.

A história acabou
O mundo parou
A pedra caiu
O sol apagou.
A vida partiu
O copo quebrou
O sistema venceu
O povo morreu.

Hiroshima voltou
A rosa da fome
A bomba estourou
O vazio consome.
O livro esqueceu
Poesia rasgou
A música emudeceu
O governo ganhou.
Bum!!!
O Brasil tem fome
A vida acabou.

Volta Jack London
Walter Benjamim
Wirgínia Wolf
Drummond, volta.
Volta!!
Volta, pô!
A comida acabou
O povo morreu
A história perdeu.

Djavan
Falta um pedaço
Do homem com fome
Tristeza e cansaço.

Escreva Machado:
"Memórias Póstumas
Do homem filho
Do Brasil-Fome".

O Brasil tem fome!
Gregório de Matos
Cláudio Manuel da Costa
O Brasil tem fome!
Basílio da Gama
Gonçalves Dias
O Brasil tem fome!
Alvarez de Azevedo
Fagundes Varela
Meu Brasil tem fome
Das cores da aquarela.


©Marc Fortuna

Nenhum comentário:

Postar um comentário