segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Memória do Legislativo Paulista

A memória do Legislativo de São Paulo está conservada em 500 mil páginas de documentos, guardados, desde 1819, no Acervo Histórico da Assembléia Legislativa. Cerca de 280 mil deles são manuscritos do período imperial que relatam sessões plenárias, projetos, discursos, correspondências, pareceres e outros. Ali estão também cerca de 90 mil negativos de fotos dos deputados e personalidades que passaram na Assembléia nas últimas décadas.

O Acervo Histórico tem ainda uma biblioteca com 28 mil livros. São obras sobretudo de história e direito. Grande parte integrava a antiga biblioteca do Congresso Legislativo de São Paulo, do período da República Velha, e também o rico acervo que formava a coleção do ex-ministro José Carlos de Macedo Soares. Entre as obras de grande valor estão as primeiras edições dos clássicos de economia e política ou trabalhos como a História das Bandeiras, de Afonso Taunay, e a coleção completa da obra de Rui Barbosa.

O Acervo Histórico funciona em um anexo do Palácio 9 de Julho, sede da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, localizado na Avenida Mário Kozel Filho, s/nº, em frente ao Comando Militar do Sudeste. O endereço para correspondência é Avenida Pedro Álvares Cabral, 201, Ibirapuera, São Paulo/SP, CEP 04097-900, Brasil. O horário de atendimento ao público é de 9 às 19 horas, de segundas às sextas-feiras. Os telefones para contato são (11) 3886-6308 ou 3886-6309 (fax ) e 3886-6530. O endereço eletrônico do Acervo é acervo@al.sp.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário